Quem são os Gerentes  de Projetos

Organizado, apaixonado e orientado a objetivos são alguns termos usados ​​para descrever um gerente de projeto.

São indivíduos que entendem o que os projetos têm em comum e seu papel estratégico em como as organizações são bem-sucedidas, aprendem e mudam. Ao usar as habilidades de gerenciamento de projetos, os gerentes de projeto supervisionam os projetos que impulsionam o sucesso. 

Os gerentes de projeto são agentes de mudança: eles definem as metas do projeto e usam suas habilidades e conhecimentos para inspirar um senso de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Gostam da adrenalina organizada dos novos desafios e da responsabilidade de impulsionar os resultados do negócio.

Além disso, os gerentes de projeto trabalham bem sob pressão e se sentem à vontade com mudanças e complexidades em ambientes dinâmicos. Eles podem alternar facilmente entre o “quadro geral” e os detalhes pequenos, mas cruciais, sabendo quando se concentrar em cada um.

Os gerentes de projeto cultivam as habilidades das pessoas necessárias para desenvolver confiança e comunicação entre todas as partes interessadas de um projeto: seus patrocinadores, aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que comandam os recursos necessários e os membros da equipe do projeto.

O que faz um gerente de projetos?

Os gerentes de projeto têm um conjunto de ferramentas amplo e flexível de técnicas, resolvendo atividades complexas e interdependentes em tarefas e subtarefas que são documentadas, monitoradas e controladas. 

Eles adaptam sua abordagem ao contexto e restrições de cada projeto, sabendo que nenhum “tamanho único” pode atender a toda a variedade de projetos. E eles estão sempre aprimorando suas próprias habilidades e as de suas equipes por meio de revisões de lições aprendidas na conclusão do projeto.

As responsabilidades de um Gerente de Projeto incluem: 

  • Definir o escopo de um projeto no que se refere aos objetivos e necessidades gerais do negócio
  • Planejar e monitorar cada tarefa ao longo de um projeto para garantir que cada item seja concluído em tempo hábil. 
  • Gerenciar os recursos do projeto, incluindo o tempo e as horas da equipe 
  • Comunicar-se efetivamente sobre cada status do projeto para as partes interessadas correspondentes
  • Prevendo e eliminando possíveis bloqueadores 
  • Documentar cada etapa do processo usando diferentes ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis 
  • Garantir a qualidade e o sucesso de um projeto 

Futuro dos gerentes de projeto

Os gerentes de projeto são encontrados em todos os tipos de organização – funcionários, gerentes, contratados e consultores independentes. O PMI oferece a Certificação Project Management Professional (PMP)® como uma oportunidade de comprovar experiência de liderança e expertise em qualquer forma de trabalho.

Com experiência contínua, os gerentes de projeto podem se tornar gerentes de programa (responsáveis ​​por vários projetos relacionados) ou gerentes de portfólio (responsáveis ​​pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia de uma organização).

E eles estão em crescente demanda em todo o mundo. Durante décadas, à medida que o ritmo das mudanças econômicas e tecnológicas se acelerou, as organizações têm direcionado cada vez mais sua energia para projetos em vez de operações rotineiras.

Hoje, executivos seniores e gerentes de RH reconhecem o gerenciamento de projetos como uma competência estratégica indispensável para o sucesso do negócio. Eles sabem que profissionais qualificados e credenciados estão entre seus recursos mais valiosos.

Aprenda o básico do gerenciamento de projetos

O KICKOFF é um curso digital gratuito de 45 minutos e um kit de ferramentas que o orienta nos fundamentos do gerenciamento de projetos, para que você possa iniciar seus projetos com eficiência do início ao fim.