Quem são os Gerentes de Projetos?
Organizado, apaixonado e orientado a objetivos são alguns termos usados para descrever um gerente de projeto.
São indivíduos que entendem o que os projetos têm em comum e seu papel estratégico em como as organizações são bem-sucedidas, aprendem e mudam. Ao usar as habilidades de gerenciamento de projetos, os gerentes de projeto supervisionam os projetos que impulsionam o sucesso.
Os gerentes de projeto são agentes de mudança: eles definem as metas do projeto e usam suas habilidades e conhecimentos para inspirar um senso de propósito compartilhado dentro da equipe do projeto. Gostam da adrenalina organizada dos novos desafios e da responsabilidade de impulsionar os resultados do negócio.
Além disso, os gerentes de projeto trabalham bem sob pressão e se sentem à vontade com mudanças e complexidades em ambientes dinâmicos. Eles podem alternar facilmente entre o “quadro geral” e os detalhes pequenos, mas cruciais, sabendo quando se concentrar em cada um.
Os gerentes de projeto cultivam as habilidades das pessoas necessárias para desenvolver confiança e comunicação entre todas as partes interessadas de um projeto: seus patrocinadores, aqueles que farão uso dos resultados do projeto, aqueles que comandam os recursos necessários e os membros da equipe do projeto.
O que faz um gerente de projetos?
Os gerentes de projeto têm um conjunto de ferramentas amplo e flexível de técnicas, resolvendo atividades complexas e interdependentes em tarefas e subtarefas que são documentadas, monitoradas e controladas.
Eles adaptam sua abordagem ao contexto e restrições de cada projeto, sabendo que nenhum “tamanho único” pode atender a toda a variedade de projetos. E eles estão sempre aprimorando suas próprias habilidades e as de suas equipes por meio de revisões de lições aprendidas na conclusão do projeto.
As responsabilidades de um Gerente de Projeto incluem:
- Definir o escopo de um projeto no que se refere aos objetivos e necessidades gerais do negócio
- Planejar e monitorar cada tarefa ao longo de um projeto para garantir que cada item seja concluído em tempo hábil.
- Gerenciar os recursos do projeto, incluindo o tempo e as horas da equipe
- Comunicar-se efetivamente sobre cada status do projeto para as partes interessadas correspondentes
- Prevendo e eliminando possíveis bloqueadores
- Documentar cada etapa do processo usando diferentes ferramentas de gerenciamento de projetos disponíveis
- Garantir a qualidade e o sucesso de um projeto
Futuro dos gerentes de projeto
Os gerentes de projeto são encontrados em todos os tipos de organização – funcionários, gerentes, contratados e consultores independentes. O PMI oferece a Certificação Project Management Professional (PMP)® como uma oportunidade de comprovar experiência de liderança e expertise em qualquer forma de trabalho.
Com experiência contínua, os gerentes de projeto podem se tornar gerentes de programa (responsáveis por vários projetos relacionados) ou gerentes de portfólio (responsáveis pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia de uma organização).
E eles estão em crescente demanda em todo o mundo. Durante décadas, à medida que o ritmo das mudanças econômicas e tecnológicas se acelerou, as organizações têm direcionado cada vez mais sua energia para projetos em vez de operações rotineiras.
Hoje, executivos seniores e gerentes de RH reconhecem o gerenciamento de projetos como uma competência estratégica indispensável para o sucesso do negócio. Eles sabem que profissionais qualificados e credenciados estão entre seus recursos mais valiosos.
O KICKOFF é um curso digital gratuito de 45 minutos e um kit de ferramentas que o orienta nos fundamentos do gerenciamento de projetos, para que você possa iniciar seus projetos com eficiência do início ao fim.